Sistema de proteção contra descargas atmosféricas -SPDA, é um sistema de proteção contra raios que tem como objetivo escoar para o solo, no caminho mais curto possível os raios que eventualmente atinjam a edificação onde estão instalados, reduzindo assim os riscos de vida e de danos materiais.
Um SPDA é constituído pelos sistemas de captação, descidas, anéis de cintamento (prédios altos), aterramento e equipotencialização. Obviamente para que isso seja entendível e exequível é necessário a elaboração prévia de um projeto específico que faça a avaliação de risco, identifique o nível de proteção, o método de proteção a ser adotado, que detalhe o número de descidas e o seu posicionamento correto, dimensione a malha de aterramento e sua abrangência e as massas metálicas e outras malhas existentes para que sejam integradas ao SPDA.
O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) ou Para-raios é um dos itens prioritários para a segurança da edificação de empresas, escolas e condomínios, e sua vistoria é necessária para constatar adequações ou reparos que devem ser efetuadas anualmente. Nessa vistoria, geralmente é verificado: se existem suportes isoladores danificados ou oxidados, as curvaturas dos cabos ou fitas soltas, se todas as antenas e estruturas metálicas estão interligadas ao sistema, para evitar centelhamentos perigosos e a resistência ôhmica dos terras e se o sistema existente está dentro dos padrões atuais das normas vigentes (NORMA 5419-ABNT).
O objetivo do Laudo de Para-raios ou Laudo de SPDA é fornecer informações referentes às atuais condições da instalação do SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Para-raios), para efeito de atendimento as prescrições da NBR 5419/2015 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O Laudo de SPDA ou Laudo de Para-raios deve ter como base o fato de que um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é projetado para proteger uma estrutura interceptando os raios e encaminhando suas correntes (extremamente altas) para a terra. Um bom SPDA deve possuir uma rede de terminais aéreos, condutores de interligação (descidas), e eletrodos de aterramento projetados para fornecer um caminho de baixa impedância para a terra. O Laudo de Para-raios ou Laudo de SPDA também deve ser elaborado visando a segurança das instalações, já que Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) tendem a mitigar o risco de incêndio que raios representam para estruturas.
A Derivar Engenharia e Consultoria conta com profissionais capacitados e habilitados para o projeto, execução e emissão de laudos SPDA, faça um orçamento conosco e fique protegido.
© 2017 - Derivar Engenharia e Consultoria
Desenvolvido por Derivar Design Web